Economia
BNA promete tornar o kwanza “cada vez mais forte”
O compromisso de preservar o valor da moeda nacional, kwanza, para o garante da estabilidade dos preços dos mais variados produtos na economia nacional, figura-se entres as prioridades da actual direcção do Banco Nacional de Angola.
O governador do BNA, Manuel António Dias, apelou, segunda-feira, na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, a todos os agentes económicos do país a unirem sinergias para tornar a moeda nacional “cada vez mais forte, capaz de responder aos anseios das populações”.
O responsável, que falava à imprensa no final de uma visita de algumas horas na cidade de Menongue, explicou que a instituição que dirige abraçou o compromisso de preservar o valor da moeda nacional (kwanza), para o garante da estabilidade dos preços dos mais variados produtos na economia nacional.
Segundo ele, o kwanza, enquanto moeda nacional com poder liberatório em Angola e aceite nos países limítrofes e a sua instituição a velar pela estabilidade dos preços da economia nacional, tem a obrigação de trabalhar para baixar cada vez mais os níveis de inflação.
“O BNA tem responsabilidades acrescidas para redução da inflação no país, mas é necessário que o Executivo angolano perceba que a estabilidade dos preços na economia nacional depende essencialmente da produção local de bens e serviços”, defendeu.
Por outro lado, Manuel António Dias esclareceu que “o BNA tem abraçado todas as iniciativas que visam aumentar os níveis de produção de bens e serviços a nível nacional, com maior realce para os bens alimentares”.
Lembra também que “o kwanza foi introduzido no mercado nacional como o instrumento de pagamento na nossa economia desde os tempos primórdios. Durante a sua vigência tem passado por períodos caracterizados por altos e baixos, com alterações na própria designação da moeda”.
“Apesar dos períodos menos bons, o país continua a ter o kwanza como a moeda com poder liberatório a nível nacional”, rematou o governador do BNA.
Cruz
09/01/2024 em 9:48 pm
Mas alguem ainda acredita nisso,depois de tantas promessas que ja recebemos desde a Independencia?
Afonso Salvador
09/01/2024 em 9:48 pm
Não acham serem muitos mentirosos de mais? O povo está cansado com essas mentiras. Quem faz não fala e o povo cada vez mais a sofrer comendo na rua nos contentores de lixo.
Prefiro não ferir sensibilidade a ninguém.
Veloso David Dos Santos
10/01/2024 em 11:55 am
Atitude vale mais que palavras
Não cansaram ainda de simplesmente falar???
Sebastian
10/01/2024 em 6:49 pm
“Kwanza cada vez mais forte”? O governador está, por acaso a insinuar que o Kwanza é forte se quer?
Terêncio Gonçalo
10/01/2024 em 9:29 pm
A falta de juízo é complicado… não pode ser um adulto a escrever isso muito menos a pensar mais em uma mentira desta.
Obrigado!
João Bongue
11/01/2024 em 2:08 am
Bungle Bang