Connect with us

Economia

BNA passará a financiar bancos comerciais saudáveis

Published

on

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai financiar aos bancos comercias saudáveis, com problemas temporários de liquidez, mas, em moeda nacional, lê-se no aviso do regulador, tornado público.

Segundo o BNA, durante o período de vigência do financiamento, o normativo estabelece que o banco comercial que receber, deve optar pela contenção de custos, suspensão de distribuição de dividendos, assim como ficam proibidos de conceder novos empréstimos e de realizar investimentos significativos.

Quanto à maturidade ou tempo para pagar o crédito, o regulador restringe ao período de 180 dias, portanto seis meses para o reembolso e, dentre várias exigências, o banco requerente deve ter uma estrutura sustentável de custos e proveitos.

Sobre o assunto, o economista Aguinaldo Ndando, entende que essa medida pode visar salvar os bancos BPC e o Económico, mas garante que, se a medida for abrangente aos bancos comerciais será uma valia para as empresas e particulares.

O normativo vai mais além e indica que os bancos comerciais só podem recorrer ao BNA se não encontrarem solução alternativa no mercado interno, devendo demonstrar que se encontram com problemas temporários de liquidez e provar que foram esgotadas todas as fontes alternativas no mercado interbancário.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Colunistas