Connect with us

Economia

BNA mantém taxa de juro em 18% ao ano

Published

on

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu hoje, em Luanda, manter a taxa básica de juro a 18 por cento ao ano, apesar da queda registada na inflação do mês de Novembro (1,02, contra 2,98 por cento no mês anterior).

Depois das análises efectuadas hoje sobre a evolução dos principais indicadores macroeconómicos, durante a sua septuagésima quarta sessão ordinária, o Comité justifica a manutenção da taxa pelo facto se manterem as pressões inflacionárias sobre a economia. 

Deste modo, o BNA decidiu manter também a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez (Overnight) em 20 por cento/ano, mantém também não remunerada a Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez (Overnight), assim como mantém o Coeficiente das Reservas Obrigatórias sobre os depósitos em moeda nacional em 20 por cento.

A 30 de Novembro último, o Banco Central aumentou a Taxa BNA de 16% para 18%, para travar a trajectória crescente da inflação, cuja taxa para acumulada ronda 24,85 por cento.

O BNA aumentou pela penúltima vez a taxa de Juro directora em dois pontos percentuais, de 14 para 16 porcento em 30 de Junho de 2016, com objectivo de sinalizar a economia relativamente à remuneração de activos e passivos, com realce para o incentivo à poupança.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas