Economia
BNA mantém os juros e reservas obrigatórias
O BNA decidiu manter os juros e os coeficientes de reservas obrigatórias na reunião do Comité de Política Monetária (CPM) realizada na segunda e terça-feira, em Luanda, de acordo com o comunicado emitido no fim do encontro.
A taxa BNA permanece em 15,50 por cento, a de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 0,00 e os coeficientes das reservas obrigatórias em moeda nacional em 17 e estrangeira em 15.
O documento declara que as decisões foram sustentadas por a base monetária em moeda nacional, variável operacional da política monetária, apresentar um sentido de contracção, com a perspectiva de manter esse curso até ao final do ano.
Em Agosto, prossegue o documento para explicar as medidas, o Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) apresentou uma variação mensal de 1,44 por cento, ligeiramente abaixo da registada no mês anterior (1,52) e uma variação homóloga de 17,50, acima da observada no período do ano anterior (17,24).
A inversão da tendência decrescente da inflação homóloga observada em Julho e Agosto foi influenciada pelo ajustamento dos preços da classe 4, “habitação, água electricidade e combustíveis”, ocorrido no mês de Julho.
Nessa mesma acepção, a variação mensal do Índice de Preços Grossista (IPG) fixou-se em 1,49 por cento, ficando ligeiramente acima da variação verificada no mês anterior (1,47), enquanto a variação homóloga situou-se em 17,51, superior à registada no mês anterior (17,24).
O comunicado nota que, desde meados de 2018, a variação do IPG dos produtos nacionais tem sido superior à dos produtos importados, sendo que, em Agosto, a variação homóloga dos produtos nacionais fixou-se em 19,82 por cento e a dos produtos importados em 16,90.
No mês de Setembro, a base monetária em moeda nacional, variável operacional da política monetária, contraiu 180,07 mil milhões,11,68 por cento menos que em Agosto.
Naquele mês, foi transaccionado o montante de 215,26 mil milhões de kwanzas no mercado monetário interbancário, representando uma diminuição de 91,91 mil milhões (29,92 por cento) face ao período anterior, enquanto a Luibor na maturidade overnight situou-se em 13,50 por cento, o que representou uma redução face ao nível de Julho de 2019 (13,80).
C/ JA