Connect with us

Economia

BNA garante inflação abaixo da taxa actual de 18,19%

Published

on

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA) disse nesta segunda-feira, 08, que a actual taxa de inflação da economia do país poderá estar abaixo da cifra vigente, fixada em 18,19 por cento, com o intuito de se estabilizar a economia nacional.

Manuel Dias, que falava à imprensa no quadro da visita que efectuou na província do Moxico, afirmou que a medida visa tornar a economia do país cada vez mais estável.

Para tal, de acordo com o governador do banco Central, o Comité de Política Monetária (CPM) do BNA poderá reunir-se no próximo dia 19 do corrente mês para analisar e discutir a redução da taxa de inflação.

O responsável reiterou, por outro lado, que a estabilização dos preços na economia nacional continua a ser o principal desafio desta instituição financeira.

Sobre o actual quadro do sistema financeiro nacional, Manuel Dias avança que “do ponto de vista global e sistémico, porta-se bem, a julgar por diversos indicadores que permanentemente têm sido objectivo de avaliação por parte do Comité de Estabilidade do Sistema Financeiro deste órgão”.