Economia
BNA garante divisas em 2017
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe, garantiu que vai manter o nível de disponibilidade de divisas para os bancos comerciais, durante este ano, e tranquilizou o mercado quanto à procura de moeda estrangeira.
Valter Filipe afirmou que as prioridades vão para atender as necessidades de importação que o país tem e sublinhou que, a nível nacional, regista-se uma estabilidade do ponto de vista de bens alimentares, medicamentos e matérias-primas.
“Entendemos que os grandes agregados monetários e fiscais têm sido bem controlados e isso dá uma certa estabilidade ao mercado, que aponta para um melhor controlo, quer nos preços dos produtos, quer da própria inflação. Tudo isso é positivo”, disse o governador, para acrescentar que tudo está a correr bem, de acordo com a política fiscal.
A reunião do Conselho Consultivo do BNA ontem serviu para partilhar o Plano de Adequação do Sistema Financeiro angolano, formar e potenciar o plano da política monetária e cambial, assim como a política de supervisão. O Conselho Consultivo é o órgão que se pronuncia sobre relatórios e contas, actuações, funções e visão da política monetária e cambial do Banco Nacional de Angola.