Connect with us

Economia

BNA clarifica referência do KZ para AOA em transacções internacionais com moeda nacional

Manuel Camalata

Published

on

Doravante, a referência abreviada da moeda nacional, o Kwanza, para as transacções e citações à nível internacional, deixa de ser AKZ e passa a ser AOA, em obediência às regras internacionais, segundo um instrutivo do Banco Nacional de Angola, a que o Correio da Kianda teve acesso nesta quinta-feira, 17.

No documento, o BNA explica que na Norma ISO 4217, que define códigos alfabéticos e numéricos para a representação da moeda nacional de cada país, para o seu reconhecimento internacional, à moeda angolana foi atribuído o código alfabético “AOA”. Entretanto, à nível nacional, mantém-se a regra estabelecida no artigo 1º da Lei 11/99 de 12 de Novembro, através da qual a moeda nacional Kwanza possui a abreviatura de KZ.

A referida norma estabelece ainda que para o uso do substantivo Kwanza, sempre que a menção da moeda não é acompanhada por um número (algarismos), deve-se escrever por extenso. Quando a unidade monetária estiver acompanhada de um número, deve utilizar-se a abreviatura “Kz” e um espaço antes do número (ex.: a Kz 1 000 000,00).

Entretanto, para se referir à unidade monetária no singular sem associação a uma quantidade, esta deve ser escrita por extenso com a primeira letra em maiúscula.

O kwanza no contexto internacional

Nos termos no mesmo instrutivo, publicado pelo BNA, em termos de padrões monetários, a regra ISO define Angolan Kwanza como o nome da moeda, o alfabeto é o AOA. O seu código digital é o 973 e a unidade fraccionária atribuída é a 1/100.

Por outro lado, o banco central determina ainda que quando se está a expressar valores num texto, o código “AOA” antecede o montante numérico, e é separado deste por um espaço.

Continue Reading
Advertisement
1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    Hdlder Cruz

    19/02/2021 at 3:55 pm

    Mas essa referencia ja e usada ha bastante tempo pelos operadores Internacionais ou o BNA não sabia ?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (83)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD