Connect with us

SADC

BNA acolhe reunião de governadores dos bancos centrais da África Austral

Published

on

O Banco Nacional de Angola (BNA) acolhe de 10 a 12 deste mês de Maio, a 56ª reunião do Comité de Governadores dos Bancos Centrais (CCBG) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para análise do sistema financeiro da região.

De acordo com a Agência Angola Press, o encontro de alto nível dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC prevê, globalmente, efectuar a análise do Sistema Financeiro da Região da SADC, com particular ênfase aos sistemas de pagamento, regulação e supervisão bancária, compensação e liquidação, de acordo com a nota que ANGOP teve acesso.

Os governadores vão discutir também sobre a questão do repatriamento de notas e moedas metálicas, impacto dos controlos cambiais sobre os fluxos transfronteiriços de mercadorias, serviços e capitais, bem como o intercâmbio na capacitação de quadros.

Desta iniciativa do Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC, perspectiva-se, igualmente, a criação de uma base de dados de estatísticas monetárias e financeiras, um banco de informação sobre as estruturas e políticas dos bancos centrais e dos mercados financeiros nos países da SADC.

Criado em 1995, o Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC é uma estrutura especializada na promoção de uma estreita cooperação entre os Bancos Centrais da África Austral, considerando o seu papel fundamental na promoção do desenvolvimento económico e financeiro através da adopção de políticas que reforçam a estabilidade macroeconómica e financeira.