Politica
Bloco Democrático pondera avançar com a FPU em 2027 com ou sem a UNITA
O Bloco Democrático reafirmou a sua pretensão de formalizar a Frente Patriótica Unida (FPU), como plataforma eleitoral de jure, para a disputa nas eleições gerais de 2027, apesar de a UNITA ter descartado esta possibilidade, anunciando uma outra aliança da oposição denominada “Ampla Frente para Alternância”.
Durante o encerramento da Iª Reunião Ordinária do Conselho Nacional, uma espécie de órgão deliberativo do Bloco Democrático, entre os congressos ou convenções, o porta-voz do encontro, Nelson Pestana Bonavena, disse este domingo, 18, ao Correio da Kianda, que o partido pondera levar o projecto FPU até ao fim, isso em 2027, altura do próximo pleito.
Nelson Bonavena disse igualmente que isso não pressupõe dizer que o Bloco Democrático ficará refém de outros partidos, afirmando que espera que a FPU, seja uma coligação eleitoral e não uma coligação política como foi no pleito de 2022, com a integração na lista da UNITA.
“Nós temos um compromisso que vai até 2027, que estarmos na FPU. Significa que nós entramos na FPU, e vamos levar esta plataforma até ao fim, mas não vamos ficar refém de outras forças políticas”, sublinhou.
O político revelou por outro lado a intenção do BD, em abrir diálogo com outras forças políticas da oposição para a formalização da FPU em coligação eleitoral.
Nelson Pestana Bonavena deu nota igualmente que o Bloco Democrático sempre defendeu a conjugação de forças formando-se um bloco de partidos da oposição para a disputa do poder político em Angola.