Politica
Bloco Democrático: Luís de Nascimento acusado de manobra para favorecer sua candidatura à liderança
O actual vice-presidente do Bloco Democrático e candidato à presidência, Luís de Nascimento, está a ser acusado de preparar uma “fraude na IV convenção do BD” ao promover e impor a candidatura de um membro com menos de dois meses de militância para concorrer à secretário provincial de Luanda a fim de favorecer a sua candidatura.
Fontes do Correio da Kianda ligadas ao BD apontam que o actual Secretário Nacional para Mobilização e Organização, Victor Osvaldo, e o actual vice-presidente, Luís de Nascimento, estão a preparar “um golpe baixo”, contra o candidato Simão Afonso, que concorre à sua sucessão na província de Luanda, impondo um militante identificado por Erculano Sacaia na tentativa de controlar a maior praça eleitoral, que irá disponibilizar mais de 50 delegados para a IV Convenção do BD, a ser realizada no próximo mês.
Segundo a nossa fonte, o actual vice-presidente e candidato Luís de Nascimento tem aliciado e ameaçado outros militantes para aderirem à sua candidatura, uma dessas pessoas perseguidas é o actual secretário provincial de Luanda, Simão Afonso, conotado como independente e do núcleo conservador deste partido.
“Depois da vã tentativa a vários militantes, agora estão a estimular um militante que aderiu ao BD em Fevereiro último e em Março indicado como secretário municipal do Cazenga para concorrer à secretário provincial de Luanda na próxima assembleia a ser realizada no dia 1 de Maio”.
Os militante do BD lamentam tal atitude do vice-presidente e candidato, por entenderem que o tal militante não tem trajectória dentro da organização política por entenderem que antes de Março, o mesmo não existe nenhum registo politico dele.
Os mesmo temem que o actual secretário Nacional para Mobilização e Organização, forja um documento que venha ter maior tempo de militância.
Durante a conversa a nossa fonte revelou que tal intenção deve-se com objectivo de controlar a província de Luanda que dera para IV Convenção 50 delegados no universo de 250 previsto para este conclave.
De realçar que Luís de Nascimento é o número um da lista de Candidatura e terá como opositores à presidência do Bloco Democracia, o político e economista, Filomeno Vieira Lopes, e o empresário Américo de Jesus Vaz.