Partidos Politicos
Bloco Democrático denuncia expropriação de terras para fins de exploração de diamantes nas Lundas
O Presidente do Bloco Democrático disse esta quarta-feira, 19, em Luanda, em conferência de imprensa de balanço da sua jornada de trabalho no leste do país, que decorreu de 5 à 11 do mês em curso, ter constatado uma triste realidade socioeconómica na região, cujos recursos naturais que dispõe, podiam servir para acudir a situação.
Filomeno Vieira Lopes, criticou a falta de responsabilidade social das empresas diamantíferas da zona leste, que afirma estarem apenas interessadas em explorar os seus recursos, e não ajudarem no seu desenvolvimento.
O político, criticou o alto nível de desemprego que assola a juventude, a falta de escolas, hospitais e estradas esburacadas.
Filomeno Vieira Lopes afirma, que das realidades constatadas às províncias das Luandas Norte e Sul, há, um grave problema de expropriação de terras para fins de exploração de diamantes, sem indemnização, nem compensação das comunidades residentes nas zonas de Cafula, Sapapa, Saissala, Saimussequela e Itengo.
O político denuncia por outro lado, as mortes arbitrárias nas referidas províncias, denunciando igualmente a violação de direitos humanos na zona, e afirma que se está em face de um quadro muito crítico, “pelo qual o Bloco Democrático não deixa de denunciar e instar as autoridades locais e centrais, no sentido de se buscar as soluções e medidas estruturais para a resolução dos problemas identificados”.
Diante da situação constatada pelo Presidente do Bloco Democrático, Filomeno Viera Lopes defende, a colocação dos interesses dos cidadãos, a dignidade das pessoas, e o respeito por elas, no centro das atenções dos governantes.