Ligar-se a nós

Sociedade

Bispo da Diocese de Benguela suspende actividade sacerdotal de padre detido

Publicado

em

O bispo da Diocese de Benguela, Dom António Francisco Jaca, suspendeu hoje, quinta-feira, de toda actividade sacerdotal a nível da igreja Católica, o padre Valentim Jamba, detido pelo Serviço de Investigação Criminal no dia 02 do corrente mês, acusado de venda ilegal de residências do Estado.

Num comunicado de imprensa lido pelo vigário geral da Diocese, padre Eduardo Alexandre, adianta-se que, enquanto decorrerem as investigações e o processo judiciário prosseguir os seus trâmites legais, o visado fica igualmente suspenso das funções que exerce no Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA).

O documento refere, por outro lado, que a Diocese está apreensiva com as acusações graves que pesam sobre o seu ministro sagrado, com implicações e consequências espirituais, morais e sociais incalculáveis, sobretudo na vida pessoal do próprio sacerdote.

Na mesma senda, a nota adianta que, enquanto se aguarda por averiguações, a igreja espera “prudente e calmamente” toda a verdade.

O padre Valentim Joaquim Jamba foi detido na tarde desta segunda-feira pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na cidade de Benguela, por suposto envolvimento em negócios ilícitos no processo de venda de residências em centralidade do Estado. Consigo, foram encontradas avultadas somas em dinheiro, valores que terá alegadamente cobrado ilegalmente a cidadãos ávidos por uma habitação.

O sacerdote Valentim Joaquim Jamba estava afecto à paróquia da Sé Catedral, na cidade de Benguela.

A Angop apurou que o padre ainda não foi ouvido pelo Ministério Público e que continua detido.

 

C/ Angop

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD