Connect with us

Bastidores

Biologa angolana sondada para dirigir o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Published

on

Carmen Ivelise Van-Dúnem do Sacramento Neto dos Santos, Biologa e Professora Catedrático, foi recentemente sondado pela Presidência da Republica, para ser a nova Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Soube o Correio da Kianda, de fontes Palacianas.

De acordo com a fonte que temos vindo a citar, o objectivo visa colocar a também recém eleita membro do Bureau Político do MPLA, a comandar o sector do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, numa altura em que o titular do poder executivo, quer fazer mudanças, dando mais atenção para a área das tecnologia,  pesquisa e inovação, com a conclusão das Obras da Cidade Universitária, da transferencia da superinten­dência e tutela do Hospital Americo Boa Vida para a Universidade Agostinho Neto, entre outros, tendo em conta os próximos desafios eleitorais.

Professora Catedrática e actualmente exercendo ao cargo de Reitora da Universidade do Namibe, Carmen Ivelise Van-Dúnem do Sacramento Neto dos Santos é Licenciada em Biologia desde 1988 pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, Luanda, Angola.

Doutoramento em Biologia Marinha e Aqualcultura pela Universidade de Lisboa, Portugal em 2007.

Professora da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, onde foi responsável do Departamento de Biologia entre Janeiro de 1991 e Fevereiro de 1996, e Investigador no Centro de Oceanografia da Faculdade de Ciências Universidade Lisboa no âmbito do trabalho de tese de doutoramento.

Participa em Projectos de Avaliação e gestão da Pesca Artesanal e em Estudos de Impacto Ambiental na orla costeira de Angola.

Participou em várias conferências internacionais em Portugal, Angola, África do Sul, Áustria com relevância para a Ciência Biólogica Marinha.