Connect with us

Mundo

Bintou Keita pede criminalização de pessoas que lucram com contrabando na RDC

Published

on

A Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas na República Democrática do Congo, Bintou Keita, disse esta segunda-feira, 30, que a lavagem criminosa dos recursos naturais da RDC contrabandeados para fora do país fortalece os grupos armados, mantendo a exploração das populações civis, “algumas das quais são reduzidas à escravidão de facto, e prejudica os esforços de paz”.

A chefe da MONUSCO fez esta afirmação momentos antes da reunião do Conselho de Segurança, onde ela fez um balanço da situação na República Democrática do Congo.

Ela alertou que, apesar do progresso, a paz ainda não foi conquistada, citando confrontos armados, tráfico de minerais e o flagelo da violência de género que ainda faz com que os civis precisem de protecção da missão de paz da ONU, a MONUSCO.

Bintou Keita pediu que sanções internacionais sejam impostas àqueles que lucram com esse comércio criminoso, sem as quais “a paz permanecerá ilusória e os civis continuarão a sofrer”.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Radio Correio Kianda

Colunistas