Connect with us

Politica

Bienal: Ex-Presidente da Nigéria confirma presença em Luanda

Published

on

O ex-Presidente da Nigéria, general Olusengun Matthew Obasanjo, respondeu positivamente ao convite do Presidente João Lourenço para estar presente na Bienal de Luanda que inicia esta quarta-feira, 22, para fortalecer a Cultura da Paz entre os povos.

O ex-Estadista nigeriano recebeu neste domingo, 19, na Villa ABEOKUTA, no Estado de Ogun, o embaixador José Bamóquina Zau que lhe entregou os Termos de Referência da III Edição do Fórum Pan-africano para Cultura da Paz e Não-Violência, também conhecido por Bienal de Luanda.

O Presidente Obasanjo mostrou-se feliz e com disponibilidade para estar em Luanda no evento Global sobre a cultura de paz e não-violência.

“Angola é o meu segundo país. É sempre uma honra partilhar ideias com o Presidente João Lourenço e seus convidados, por isso estarei presente”, declarou Olusengun Obasanjo.

O político chega à Luanda já na terça-feira, 21 de Novembro, e promete trazer consigo jovens investidores nigerianos para dar força à Diplomacia de Investimentos do Presidente João Lourenço.

A Bienal de Luanda, adoptada em 2015 pela 24ª Sessão da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana – UA, decorrerá sob o lema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana, como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente”.

O evento de nível mundial pretende contribuir para a implementação do “Plano de Acção para uma Cultura de Paz em África e decorre numa parceria entre o Governo de Angola e a UNESCO.

Olusegun Obasanjo serviu como chefe de estado militar de 1976 a 1979 altura em que conferiu o título de Doutor Honoris Causa ao Presidente António Agostinho Neto pela Universidade de Lagos.

Depois cumpriu dois mandatos consecutivos como Presidente da República de 1999 a 2007 e teve contribuições decisivas nas Resoluções da OUA e da ONU sobre o conflito armado em Angola e a independência da Namíbia.

Nascido em Abeokuta, no Estado de Ogun, está actualmente com 86 anos de idade e com uma dinâmica agenda social na sua cidade natal.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *