Connect with us

Sociedade

Bié: Sida mata dez pessoas em dois meses

Published

on

Pelo menos dez pessoas morreram de sida, nos meses de Janeiro a Fevereiro deste ano, na província do Bié, dos 182 novos casos positivos, fruto de nove mil 899 testes realizados.

A informação foi avançada à Angop, nesta sexta-feira, na cidade do Cuito, pelo director local da saúde, João Campos Cacungula, frisando relação ao mesmo período de 2017, registou-se o igual número de óbitos, num universo de oito mil 200 pessoas testadas.

João Campos Cacungula, fez saber que dentre os falecidos figura uma criança no município do Cuemba, e os restantes óbitos (9) ocorreram no município do Cuito, capital da província do Bié.

Entretanto, o responsável disse que durante os últimos dois meses foram testadas no município do Andulo, mil 770 pessoas, Camacupa 434, Catabola 464, Chinguar 986, Chitembo 460, Cunhinga 206 cidadãos.

No município do Cuemba, foram testadas 392 pessoas, Nhârea 394, enquanto no Cuito (capital) foram testadas quatro mil 793 pessoas dentre adultas, crianças e mulheres grávidas.

Todavia, o responsável disse o VIH/sida constitui um desafio para as autoridades sanitárias da província e das famílias, apontando a conduta irresponsável de algumas pessoas, pobreza extrema, pouca informação sobre a enfermidade como factores que influencia a disseminação da doença.

De realçar que em 2017, foram testadas 51 mil 812 pessoas, destes Mil e 116 deram positivos que fizeram 75 óbitos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *