Connect with us

Angola que dá certo

Bié prevê colher mais de 435 mil toneladas de produtos diversos

António Cassoma

Published

on

A província do Bié pretende colher 435.485 toneladas de produtos diversos na campanha agrícola 2020/2021, informou, neste sábado, 17, o governador Pereira Alfredo, numa área estimada em 477.340 hectares.

De acordo com o governante, durante o seu discurso de abertura da campanha agrícola deste ano, a actual situação económica do país deve inspirar estratégias que permitam acelerar a sua diversificação aproveitando todos os factores subjectivos ao nosso alcance.

Pereira Alfredo disse ainda que a província do Bié tem vantagem por deter grandes extensões de solos aráveis, abundantes de recursos hídricos e imensa força de trabalho representada fundamentalmente por famílias camponesas intimamente ligada a actividade agrícola e pecuária em pequena escala.

Por sua vez, o diretor do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Marcolino Rocha Sandemba, disse que o actual crescimento demográfico, impõe grandes desafios que visam aproveitar os solos de maneira sustentável e produzir alimentos em quantidade e qualidades no âmbito das estratégias nacionais de segurança alimentar e promover as exportações dos produtos agrícolas.

O responsável do sector da agricultura no Bié, assegurou que pretende “executar as tarefas gizadas do quadro da agenda económica com objectivo de aumentar a produção a nível da Província através da expansão das áreas cultivadas utilizando a mecanização agrícola, tracção animal e preparação de terra manual.

Por sua vez, o administrador municipal do Cuito, anfitrião do acto central, Abel Guerra Paulo, considerou o ano agrícola como um conjunto de projectos e políticas de acções que serão desenvolvidas nas comunas, onde assegurou assistência de 22.974 Empresas Agrícolas familiares, que vão utilizar-se as três fontes de energia disponível para a preparação de solos num total de 56 hequitares.

De acordo com o administrador, que avançou à imprensa, para presente campanha, que inicia terão como prioridade como cultivo de milho, feijão, mandioca, batata rena e doce, amendoim, arroz, trigo, soja, centrinos, dentre outras culturas.

A província do Bié controla 686 escolas de campo, constituídas por 10.232 mulheres e 1944 homens que tem contribuído em grande escala na capacitação dos camponeses em técnicas e boas prática agrícolas, assim como no processo de alfabetização nas comunidades.

A ocasião serviu também para a entrega de quatro tractores aos ex-militares, fertilizantes e sementes às associações e cooperativas agrícolas desta região do país.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (77)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD