Connect with us

Mundo

Angola e EUA têm oportunidade de promover paz e boa governação, diz Lloyd J. Austin

Published

on

Angola está interessada em adquirir dos Estados Unidos da América (EUA) um sistema de construção de máquinas militares de última geração, veículos de transporte de logística e aeronaves.

A intenção foi manifestada nesta quarta-feira, pelo ministro da Defesa Nacional, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, durante um encontro que manteve, no Pentágono, Washington, com o secretário de Defesa norte-americano, Lloyd J. Austin.

João Ernesto dos Santos “Liberdade” enumerou, ainda, a aquisição de um sistema de pontes, a ser fornecido pela Acrow Bridges, e a aquisição de uma frota de veículos tácticos leves, a serem abastecidos pela General Motors Defense, além da aquisição de aeronaves.

O Ministro disse que o país assume uma estratégia de cooperação nos domínios bilateral e multilateral, com vista à sua ascensão competitiva no cenário internacional, preservando cada vez mais os seus interesses no continente e no mundo.

Por seu turno, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd J. Austin disse que Angola é um parceiro estratégico e um líder regional, pelo que os Estados Unidos valorizam “profundamente” os laços cada vez mais estreitos entre ambas nações.

Em Setembro do ano passado, lembrou o ministro, teve o orgulho de ser o primeiro secretário de Defesa dos EUA a visitar Angola, e teve boas discussões com o Presidente João Lourenço e com a equipa no Ministério da Defesa. “Estou orgulhoso de tudo o que temos feito juntos para aprofundar nossa parceria, desde a segurança marítima até a manutenção da paz, passando pela política de defesa e mais”, sublinhou Lloyd Austin.

Escute os comentários no Jornal da Rádio Correio da Kianda 

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *