Connect with us

Destaque

Bento Bento volta a liderar MPLA em Luanda

Published

on

Por: António Miller

São dadas como certas as informações que indicam que o Deputado Bento Joaquim Francisco Bento  deverá voltar a  liderar o MPLA na província de Luanda. O político vai ser confirmado na reunião do Comite Central do Partido, convocada para esta semana. 

O regresso de “Bento Bento” a liderança do MPLA na maior praça política do País está estritamente ligado aos  resultados das eleições que não favoreceram os camaradas na maior parte dos municípios da capital. Segundo uma fonte ligada ao partido, o MPLA perdeu claramente as suas bases de apoio em Luanda, ao contrário da oposição, principalmente a CASA-CE e a UNITA que conquistaram milhares de adeptos.

Bento Bento que tinha sido apeado do cargo em 2016 quando Higino Carneiro assumiu o governo da província, regressa agora com o poder mais reforçado tendo como missão, galvanizar as bases e reconquistar os círculos de influência que o Partido perdeu durante a liderança de Higino Carneiro. 

BICEFALIA NAS PROVÍNCIAS E MUNICÍPIOS 

Com a entrada de Bento Bento no MPLA e Adriano Mendes de Carvalho como Governador, Luanda dá o primeiro sinal do retorno a bicefalia em muitas partes do País. Segundo a nossa fonte, a estratégia definida pela super-estrutura determina que em algumas províncias e municípios a liderança do partido deverá ser diferente da do governo. O objectivo é garantir que o próprio MPLA contribua na fiscalização das acções do Executivo.

Em Luanda, além de Bento Bento, voltam aos cargos de 1º Secretário, Francisco Naval indicado para o Cazenga, Dulce Ginga em Viana, Joana Quinta em Cacuaco, Tany Narciso em Icolo e Bengo e António Godó no Talatona. Ao nível das províncias, sabe-se apenas que Paulo Pombolo deverá continuar como 1º Secretário na província do Uíge. 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD