Connect with us

Opinião

Bento Bento é o que faltava para o xeque-mate (?)

Published

on

Não é costume nos textos que volta e meio escrevo, mas para este, não tinha como começar senão com essa questão: Será Bento Bento a personificação de um péssimo governante mas um exímio mobilizador?

É claro que todos os descontos podem e devem ser dados,: levado ao colo pela comunicação social. Sim, sem a comunicação social favorável de que goza BB, nem mesmo estaria eu a aquecer os neurónios para escrever este artigo. Simplesmente nem saberia das suas andanças por Luanda e não teria tomado contacto com os pequenos grandes pedaços dos seus discursos pelos sítios onde tem passado, e diga-se, sabe falar!

Podemos também descontar o facto de “viver” a custa da força do M, que é simplesmente o mais forte na conversa de fortes, e o vai mostrando em Luanda, com a sua “campanha” EME em movimento. Mas pode mesmo descontar, é que nem a força do M ajuda quando não se tem estaleca, que o diga Mário Pinto de Andrade, Joana Lina ou outro qualquer que tenha ousado segurar o M em Luanda.

Tendo dito isso, repito a pergunta: Será Bento Bento a personificação de um péssimo governante, mas um exímio mobilizador?

É que se não entendeu e está preso no MUKONDA ou WHY THE QUESTION., deixa-me recordá-lo que BB governou Luanda por algum tempo. Não se lembrava, pois não? É que da sua passagem por Luanda, ficou pouco, quase nada. Na verdade nada mesmo. O tipo de líder que nem só marca deixou!

Pois, agora já levantas a questão de que governar Luanda não é fácil e que se calhar até foi melhor que a Joana Lina que está a ver estrelas e só estrelas, mas permita-me dizer que são tretas essas tuas ideias. Luanda é difícil, muito difícil, mas tal como há lista de péssimos, existe sim lista de bons governadores da província problema. E sim, essa lenga-lenga é mesmo só para justificar que BB é péssimo a governar. É que a governar, desaparece, nem parece esse homem fogo que vemos nos discursos da campanha EME em movimento. É… Há pessoas que não nasceram para X, só mesmo para Y. Apesar de não acreditar nesta teoria condenatória, fico tentado a abrir uma exceção quando de BB se trata e tendo em conta a sua história recente.

Mas com sim ou com não, com alegria ou lágrimas no canto do olho, devo reconhecer, quando encarna o homem fogo, BB encanta, chega a tocar. Até começas a acreditar que o M está todo mudado. Um discurso condizente com o que as pessoas querem ouvir. Uma atitude que faz pesar que sim, este é o M do novo tempo: O tempo do combate a corrupção e da PGR, mesmo que seja facilmente notável que quando fala corrupção as palavras resistam em sair da sua boca.

Sim, Bento Bento é o peão que já foi torre que vai ajudar a que o MPLA dê xeque-mate nesta partida de xadrez que são as eleições de 2022. Sim peão., sim, existem outras peças nesse jogo. As muitas e constantes notícias sobre a instabilidade na UNITA e sobre a pertença pouca credibilidade de Adalberto Costa Júnior, por exemplo, são uma dessas outras peças. O M sabe jogar!

E então, será Bento Bento a personificação de um péssimo governante, mas um exímio mobilizador?

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania