Economia
“Bens recuperados pelo Estado poderão beneficiar a população caso haja transparência na gestão”
“Os activos recuperados pelo Estado vão beneficiar a população, caso haja transparência na gestão dos mesmos”, defendeu o economista José Macuva, em declarações à Rádio Correio da Kianda.
Um activo, explicou, é um conjunto de bens e direitos (créditos) pertencentes a uma determinada entidade podendo ser uma pessoa singular, empresa ou estado.
No caso particular de Angola, disse o especialista, houve a recuperação de alguns bens que por alguma fraude ou corrupção tinham sido perdidos para benefício de outrem.
Estes bens, acrescenta, poderão beneficiar a população caso haja transparência na gestão, através da identificação das áreas cujo investimento é prioritário, tendo em conta as reais necessidades das famílias angolanas.
O fazedor de opinião considera ainda ser necessário que se conheça detalhada e legalmente as entidades a quem a lei incide estes activos recuperados bem como a sua actuação em matérias do género.
Recordar que o Estado angolano anunciou esta segunda-feira, 17, a recuperação de um total de 213 activos, de 2019 a 2023, no âmbito do Programa de Recuperação de Activos e Participação do Estado.