Connect with us

Sociedade

Benguela: Universidade Katyavala Buíla assina protocolo que garante estágios a licenciados em Engenharia

Published

on

Dezenas de jovens recém-formados nas áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia Electrotécnica, na Universidade Katyavala Buíla, passam agora a beneficiar de estágios profissional nos projectos de energia solar que se encontram em curso na província de Benguela, numa parceria assinada nesta quarta-feira, 16 de Fevereiro, com a MCA Group.

O objectivo do acordo, de acordo com a Presidente do Conselho de Administração do MCA GROUP Angola, Elisabete Alves Miranda, é promover a formação profissional dos jovens recém-licenciados, bem como “a sua inserção no mercado de trabalho qualificado”.

Aquela responsável considerou o protocolo como “uma aposta firme e sustentada na formação dos futuros engenheiros angolanos que irão liderar uma área cada vez mais importante na sustentabilidade energética, a energia fotovoltaica – onde o MCA Group está fortemente empenhado –, estabelecendo ainda a possibilidade de colaboração em projectos de interesse comum e / ou iniciativas conjuntas, no âmbito das engenharias já referidas”.

Num discurso dirigido à comunidade académica da Universidade Katyavala Buila, Elisabete Alves Miranda, referiu que o percurso académico permite a cada um de aprender o necessário para tornar a sociedade melhor, mais produtiva, mais confortável e, sobretudo, mais sustentável.

“Este saber da Academia, em especial em áreas técnicas, deve ser complementado pela aprendizagem prática no terreno, junto aos projectos, com o apoio de profissionais mais experientes e qualificados, que são uma fonte de partilha de conhecimento de que os jovens angolanos necessitam para contribuírem para o crescimento e desenvolvimento do País”, disse.

Garantiu ainda que o MCA Group está envolvido na construção do maior parte solar africano, que está a ser implementado em várias províncias, incluindo Benguela, o que coloca Angola no mapa de uma tecnologia com provas dadas e que em muito contribui para a sustentabilidade ambiental, energética e económica.

Para além da energia informou que grupo empresarial está empenhado em apoiar a diversificação da economia, com aposta em investimento no sector do agro-negócio, onde já actua desde 2017, com vários projectos.

“Acreditamos no potencial de Angola no desenvolvimento de energias renováveis – incluindo-se aqui também a hídrica e a eólica, entre outras –, e vemos na ligação à Academia uma oportunidade relevante de afirmação do País na região”, referiu.

Sobre a parceria ora firmada, a Presidente do Conselho de Administração do MCA GROUP Angola, Elisabete Alves Miranda, considerou como uma oportunidade relevante para a Universidade Katyavala Buila afirmar-se com qualidade no ensino de engenharias, sendo que para ela, esta “ligação a empresas” focada em energias renováveis ser “uma via para a formação de um cluster ligado às renováveis”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *