Connect with us

TRANSPORTES

Benguela: SGA busca certificação do Aeroporto da Catumbela com formação de bombeiros

Published

on

Mais de 100 bombeiros das províncias de Benguela, Cabinda, Huíla e Benguela, começam a ser formados na próxima segunda-feira, no Aeroporto Internacional da Catumbela, sobre actuação em situações de emergência, como forma de melhorar serviços prestados nos Aeroportos. O objectivo é conseguir a certificação do Aeroporto Internacional da Catumbela.

Trata-se do terceiro curso de Especialização de Bombeiros de Aeródromos (CEBA), que terá início na próxima segunda-feira, no Aeroporto Paulo Teixeira Jorge, em Catumbela. A acção formativa é uma iniciativa da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA) que conta com instrutores brasileiros empresa ENSEG e a supervisão da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

O curso CEBA tem o objectivo capacitar bombeiros aeroportuários em Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio (SSCI) de forma a optimizar e padronizar os conhecimentos.

Com a duração de 60 dias o curso terá a participação de 119 instruendos entre bombeiros do Ministério do Interior e aspirantes a bombeiros dos Aeroportos de Cabinda, Lubango, Catumbela e Luanda.

Durante o curso os formandos vão aprender novas técnicas de salvamento, combate e extinção de incêndios em Aeroportos, garante a Sociedade Gestora de Aeroporto, em comunicado enviado esta sexta-feira ao Correio da Kianda.

A referida acção de formação visa capacitar os técnicos e adequar a actuação às exigências da Autoridade Aviação Civil, para a certificação dos Aeroportos, no que concerne às Unidades de Respostas Rápidas nos aeroportos. O curso vem igualmente conformar os normativos do regulador e adequá-los às boas práticas internacionais, no que concerne a actuação dos bombeiros aeroportuários.

“A SGA espera que seja mais um passo firme para a certificação do Aeroporto Internacional Paulo Teixeira Jorge”, lê-se.

Disciplinas do curso

Nesse período os discentes vão ter aulas de Teoria de contra Incêndio; Segurança das edificações Aeroportuárias, Segurança no Trabalho, Conhecimento Geral da Aviação, Conhecimento e Familiarização de Funcionamento de Aeroportos, Legislação da Aviação Civil, Atendimento Pré-hospitalar, Produtos perigosos; Teoria e prática de salvamento em altura; Tática de combate a incêndios em aeronaves; Teoria e prática de extintores de incêndio e Treinamento e extinção de incêndio.

O curso vai ser ministrado por formadores da ENSEG e terá uma carga horária total de 232 horas/aulas das quais, 216horas/aulas para disciplinas específicas e 16 horas/aula para avaliação.

O Aeroporto Paulo Teixeira Jorge, na Catumbela, província de Benguela, foi inaugurado à 27 de Agosto de 2012, no âmbito da estratégia do Executivo, para o desenvolvimento aeroportuário da Região Sul do país. Possui uma pista de 3.700 metros e está capacitado para processar 2,2 milhões de passageiros por ano e cerca de 900 passageiros em hora/pique.

Sobre a SGA

A SGA – S.A. é uma sociedade comercial anónima com o estatuto de empresa de domínio público, dotada de personalidade e capacidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, tem por objectivo o direito de explorar o serviço público aeroportuário de apoio a aviação civil, consubstanciado no estabelecimento, gestão e desenvolvimento de infra-estruturas aeroportuárias.