Connect with us

Sociedade

Benguela: fome e pobreza fazem aumentar o drama da má nutrição em crianças

Published

on

Aumentam todos os dias o número de crianças a internarem na pediatria do Hospital Geral de Benguela com má nutrição, em consequência da situação sanitária que vai se tornando cada vez mais preocupante naquela província ao Sul do país.

A fome que se faz sentir nas famílias de baixa renda, a insuficiência alimentar, associada à escassez de medicamentos, juntam-se ao “quadro negro” na pediatria do Hospital Geral de Benguela, que já regista lotação, triplicando a sua capacidade de internamento.

O número de casos de má nutrição, já reconhecidos pelas autoridades benguelenses como sendo em consequência da fome, estiagem e pobreza, conforme avançou a supervisora de programa de nutrição da direcção provincial de Benguela, Vanda Calivangue, em entrevista à Rádio Ecclésia, aumentam a cada dia que passa, por conta também, dos preços altos dos principais alimentos nutritivos.

O drama, que vai se arrastando a cada dia que passa, está a deixar vários cidadãos em Benguela cada vez mais apreensivos, a julgar pela falta de uma intervenção urgente, que até agora continua sem ser feita.

Activistas cívicos contactados pelo Correio da Kianda, relatam a situação como sendo desoladora: “até parece que Benguela não tem Governo. É tanta insensiblidade que ninguém até agora fez nada para se diminuir o drama de crianças que estão a pernoitar fora dos hospitais, por conta da má nutrição”, disse, Jorge Cawembo, activista cívico em Benguela, ao Correio da Kianda.

“O governador Luís Nunes, que é famoso em trabalhar e resolver tudo, deveria ir ao hospital da Catumbela, para ver como as crianças estão morrer e as camas estão superlotados com crianças desnutridas”, desabafou, Cristina Julieta, uma outra activista cívica que, no seu entender, considera a situação do drama da desnutrição em Benguela, como sendo insuportável, que precisa de uma intervenção urgente.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania