Sociedade
Benguela: falta de apoio financeiro aos grupos marca edição 2025 do Carnaval
O carnaval na província de Benguela está a ser vivido em meio a dificuldades, por falta de apoio financeiro aos grupos carnavalescos.
O grupo Rainha Nzinga Mbandi, que participa na maior manifestação cultural nas terras das Acácias Rubras pela primeira vez, lamentou a falta de apoio financeiro que dificulta a preparação das apresentações.
De acordo com o director da Cultura de Benguela, para este ano de 2025, o desfile naquela província será na Marginal da Praia Morena, e contará com a participação de cinco mil figurantes.
Pascual Luís disse que serão disponibilizados aos vencedores, um prémio global de 7 milhões de kwanzas.
Na capital do país, os momentos de euforia marcaram este domingo, 02, o desfile competitivo dos 11 grupos da Classe B dos adultos do Carnaval de Luanda Edição 2025, na Nova Marginal, Avenida Dr. António Agostinho Neto, com danças ao som de Semba e Kazukuta.
Os grupos, provenientes dos municípios de Cacuaco, Maianga, Rangel, Cazenga, Kilamba Kiaxi, Sambizanga, Hoji Ya Henda e Mulenvos, exibiram, perante o corpo de jurados, seu potencial nas categorias de dança, canção, corte, painel, comandante, alegoria e falange de apoio.
O Carnaval de Luanda prossegue nesta segunda-feira, 03, a partir das 17 horas, com o desfile competitivo da Classe A.