Connect with us

Sociedade

Benguela: estiagem afecta mais de 300 mil pessoas

Published

on

Cerca de 278.875 pessoas foram afectadas pela estiagem nos últimos cinco meses, desde o mês de Outubro do ano passado, logo após o arranque da campanha agrícola 2020/2021. Soube o Correio da Kianda que estão a enfrentar diversas dificuldades alimentares decorrente dos efeitos da seca, nos dez municípios da província de Benguela.

O presidente da União Nacional dos Camponeses Angolanos (UNACA) – Federação de Benguela, Simão Januário, que falava no final da visita que efectuou aos vários campos agrícolas, de um total de 13 das 33 comunas que a província possui, disse que “a situação é lastimável” porque os números podem aumentar, se neste mês de Fevereiro não chover.

“Nesta altura, pelo menos 25.735 hectares de terra encontram-se irrigados e os camponeses esperam colher algumas quantidades de alimentos. Mas se não chover, os camponeses locais vão ficar sem água, e os aquíferos vão abaixar, consideravelmente.

Segundo o responsável da UNACA em Benguela, neste momento, apenas a bacia hidrográfica da Catumbela assegura a agricultura por regadio sem sobressaltos na bacia do Coporolo, com dez mil hectares de terras cultiváveis, e nas localidades da Bandeira e do Cuio, onde as moto-bombas já não conseguem sugar a água, porque o nível freático abaixou muito.

“Na bacia do Cavaco, a situação não é diferente, praticamente já não há água. As bombas de sucção apenas puxam a água no período que vai das cinco da manhã às 12 horas, e depois já não se consegue mais nada”, explicou. Simão Januário referiu que, nesta Campanha Agrícola 2020/2021, somente o sector cooperativo, que congrega 620 organizações, com um total de 54.775 membros inscritos, perspectivou colher pelo menos 77 milhões e 431 toneladas, entre cereais e produtos diversos.

Referiu que os filiados da UNACA prepararam cerca de 103.166 hectares de terra, com diversas culturas, e que as perdas poderão ultrapassar os três mil milhões de kwanzas, que incluem os investimentos imputados na preparação de terras, custos com a mão-de-obra e sementes na proporção de 25 quilogramas implantados em cada hectar cultivado.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD