Connect with us

Economia

Benguela: aberto ano agrícola com entrega de meios de cultivos

Published

on

O ano agrícola na Província de Benguela foi aberto nesta quarta-feira 12, no município da Ganda, com entregas de animais e meios agrícolas pelo Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Adilson Gonçalves.

Na ocasião, o Vice-Governador disse que o Governo Provincial de Benguela, para o fomento da pecuária, disponibilizou animais como, bovinos, suínos e aves, e tem já criadas condições de apoio à actividade agrária, com tractores, moto-cultivadoras, fertilizantes e sementes diversas.

Adilson Gonçalves referiu que o governo vai continuar a trabalhar na terraplanagem das vias terciárias que ligam as aldeias à cidade, no âmbito das obras do PIIM, para facilitar o escoamento dos produtos do campo para os pontos de comércio e, reforçar as cooperativas com viaturas de transporte de mercadorias, do tipo carrinhas.

O Governante considerou ainda que, fruto das condições climáticas do território, a Província de Benguela possui um “potencial agro-pecuário grande” que permite o desenvolvimento da actividade agrícola, pecuária e florestal.

Deu a conhecer que, com o resultado de uma gama de diversidade de produtos localmente produzidos, os Municípios potenciais na agricultura estarão assim em condições de contribuir para erradicação da fome e da pobreza, atingindo a almejada segurança alimentar e nutricional em Angola e de forma especial em Benguela.

A campanha agrícola 2022/2023, marca assim o arranque de um novo ciclo de produção agrária, um período onde os recursos das políticas públicas voltadas ao sector passará na criação de condições de apoio a actividade.

O acto, foi marcado com a abertura da feira de produtos agrícolas com expositores dos 10 Municípios da Província de Benguela.