Connect with us

Sociedade

Benguela: Cubal possui dez pontes danificadas

Published

on

Dez pontes que ligam a sede municipal do Cubal às suas comunas mais produtivas, na província de Benguela, encontram-se actualmente danificadas, devido as fortes chuvas que se abateram sobre a região em 2019, divulgou a Angop.

Essa informação foi avançada pelo administrador municipal, Paulino Banja, referindo que a circulação de pessoas e mercadorias nestas áreas é bastante difícil, levando a que grandes quantidades de produtos agrícolas acabem por se estragar por falta de escoamento.

Segundo o administrador, dentre as pontes, destaque para as que estão sobre o rio Cubal da Ganda (no marco de Canavezes), rio Cubal (comuna de Cayave), a que liga a cidade do Cubal à sede comunal do Tumbulo e outra que dá acesso a comuna da Capupa/Caipumba.

O responsável disse que uma comitiva do Instituto de Estradas de Angola (INEA) está já a trabalhar na região, com vista a definição de algumas soluções para mitigar a situação, no quadro da realidade económica e financeira do país.

Paulino Banja referiu que o estado das pontes, em parte, deve-se também ao limite do seu tempo útil (maioritariamente é da era colonial), aliada as chuvas acima do normal que se abateram sobre a região no ano transacto.

Por outro lado, disse que, no quadro do programa de combate a pobreza, foram distribuídos a ex-militares, em Julho último, meios agrícolas e 10 chatas artesanais a motor e material complementar (redes e outros artefacto), para incentivar a pesca na albufeira do Dungo, principal zona piscatória da região, além de vinte moageiras.

Relativamente ao Programa Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM), referiu que pelo menos 162 quilómetros de vias estão a ser terraplanados no município, visando melhorias na circulação entre a sede da circunscrição e as comunas da Capupa, Tumbulo e Yambala.

Por Angop