Connect with us

Economia

Benguela: 270 famílias do Tumbulo recebem pagamentos do Kwenda

Published

on

Os 270 agregados familiares cadastrados na sede da comuna do Tumbulo, município do Cubal, na província de Benguela receberam, nesta terça-feira, pela primeira vez, o pagamento de 66 mil Kwanzas do programa de transferência sociais monetárias, Kwenda.

A vila sede da comuna do Tumbulo tem cerca de 10 mil habitantes. Deste 270 viram-se contempladas e receberam o pagamento de 66 mil Kwanzas correspondentes a seis meses.

Cerca de 500 pessoas saídas de todos os bairros e povoações da comuna do Tumbulo, juntaram-se, durante o dia, na vila sede para testemunhar e receber o pagamento dos 66 mil Kwanzas do Kwenda.

Testemunharam igualmente a cerimónia da entrega dos valores referentes a seis meses, o comandante municipal da Policia Nacional, autoridades tradicionais, líderes religiosos, representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, entre outras entidades.

Criação de animais no centro das prioridades

Anita Tchitumba é uma das pessoas contempladas.

Visivelmente feliz, mostrou-se agradecida, “porque desde a minha infância nunca vi alguém que me oferecesse esse dinheiro”.

Disse ainda que estava ansiosa para receber os valores do Kwenda, e que quando recebeu a informação de que esta semana a equipa do FAS- Instituto de Desenvolvimento Local- estaria na comuna para a entrega dos valores, ficou com insónia, devido a ansiedade.

“Até quando falaram que esta semana o Kwenda vai vir no Tombolo, nunca apanhei sonho”, sublinhou, emocionada.

Entretanto, Anita, que é mãe solteira, disse à Imprensa que com os valores recebidos vai comprar dois cabritos para criação e que o resto dos valores vai iniciar um negócio de roupa e chinelas para vender na comunidade.

Quem tem o mesmo pensamento é o senhor Alberto Galeu, que vem nos porcos, cabritos e galinha, como o visão de investimento dos valores recebidos.
Alberto, pai de dois filhos, contou que os animais que pretende comprar não é para comer e sim para criar, para que no futuro, depois de multiplicados, sirva de fonte de sustento, vendendo os animais, a medida que se reproduzem.

Já Angelina Rosa, camponesa, começou por citar a “comida para a casa” como prioridade e “o resto” para fazer negócio, que passa pela compra de cabritos para criação.

“Vou criar. E quando estou arrasca, se meu negócio assim ‘caiu’, posso vender lá um cabrito para começar mais”, afirmou.
Avançou ainda que vai comprar também massambala para o cultivo na sua lavra. Entretanto, o filho está fora dos planos dessa mulher, por entender que “o filho apodrece rápido”, uma vez que ainda falta mais de um mês para terminar a época seca.

A directora provincial do FAS- Instituto de Desenvolvimento Local em Benguela, Jasmin Datman, disse que a nível de toda a província estão cadastradas 118 mil 351 famílias, das quais 43 mil 403 já beneficiaram das transferências sociais monetárias no quadro do programa do executivo de combate a vulnerabilidade e pobreza.

Estas famílias, de acordo com a responsável, estão nos municípios do Chongoroi, Caimbambo e Cubal.
Sublinhou que depois da entrega desta terça e quarta-feiras no Cubal, estão agendadas novae entregas nos outros dois municípios.

Jasmin Datman, sublinhou que além das transferências sociais monetárias, o programa Kwenda comporta as componentes de inclusão produtiva, que apoia iniciativas locais geradoras de rendas para grupos organizados e cooperativas ou associações.

Está igualmente contemplado o programa de municipalização da Acção Social, com a criação dos Centros de Acção Social Integrados (CASES), atendendo as famílias contempladas com vários serviços, como o registo civil e atribuição do Bilhete de Identidade.
As componentes desportivas e culturais estão, segundo ainda a directora, contemplados.

O Administrador Municipal do Cubal, Paulino Banja, disse que a cerimónia é um cumprimento do programa do governo angolano, apesar das dificuldades económicas que o país enfrenta.

“O que vamos fazer é um apelo à comunidade, sobretudo aos beneficiários, sendo certo de que foram seleccionados de acordo a vivência de vulnerabilidade, esses é que devem beneficiar do Kwenda, das transferências sociais monetárias. Devemos é de facto, passar como mensagem, de que aquilo que o executivo programa, independentemente das dificuldades está aqui hoje”, disse, acrescentando que o “governo tem o compromisso com o povo” de reduzir a pobreza junto das populações.

O governante recordou ainda que Tumbulo é a segunda comuna do seu Município a ver os seus habitantes contemplados no programa do Kwenda, depois de em 2022 ter sido a comuna da Capupa, onde as famílias vulneráveis receberam 51 mil Kwanzas correspondentes a 8 mil kwanzas de seis meses acumulados.

Sobre o município da Capupa, o administrador Paulino Banja disse que já existem resultados das entregas do ano passado com altos níveis de colheita agrícolas, tendo exemplificado, o facto de que “com a sorte das chuvas” que se abateram regularmente na região, “hoje se formos para a comuna da um kilograma de milho está 70 kwanzas”.
Explicou ainda que além destas famílias que investiram na agricultura, as outras, “que já estavam um pouco mais empoderadas”, conseguiram melhorar as suas casas, com a compra de chapas para a sua cobertura.

Para esta quarta-feira, a equipa que trabalha na distribuição dos valores, trabalha em outras três comunas do Município, sendo a comuna da Yambala, a primeira, seguida da sede municipal do Cubal.

O município do Cubal, dista há 147 Kilómetros da cidade de Benguela, capital da província e tem três comunas. A sua população está estimada em 366 mil habitantes, sendo que na sede municipal vivem cerca de 120 mil.

A sede da comuna do Tumbulo dista há 27 kilómetros da vila do Cubal.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD