Sociedade
Bengo: Tribunal do Dande condena 23 cidadãos envolvidos em brigas de gangues em Caxito
O Tribunal de Comarca do Dande condenou na última terça feira 17, em Caxito, 23 cidadãos nacionais que estavam envolvidos em lutas de gangues rivais em Caxito, na pena de oito meses de prisão efectiva, por crime de participação em rixas no município do Dande.
De acordo com a polícia local, os referidos cidadãos praticaram actos que perturbaram a ordem e tranquilidade públicas nos bairros do Cawango, Kijoão Mendes e Mufuma, tendo sido detidos pelo Serviço de Investigação Criminal em coordenação com a Polícia Nacional através do DIIP e presentes ao Ministério Público junto do Tribunal da Comarca do Dande onde foram julgados sumariamente..
O juiz de direito, Angelino Katenda, condenou ainda os réus, em nome do povo angolano ao pagamento de 45 Mil Kwanzas de multa e 220 Mil Kwanzas de indemnização à um cidadão nacional agredido no dia da ocorrência, no mercado do Cawango.
Entretanto, dos julgados, três cidadãos foram absolvidos por insuficiências de provas e dois serão levados à julgado de menores.
Na ocasião, o Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Ministério do interior na província do Bengo, o intendente Gaspar Luís Inácio, apelou aos cidadãos a “pautarem por uma boa conduta”, evitando praticar actos que venham a lesar ou mesmo a perturbar a ordem e a tranquilidade públicas na província, sob pena de serem detidos e levados ás barras dos tribunais, para responderem pelos crimes que cometerem.