Angola que dá certo
Bengo: Panguila ganha instituto médio técnico para mais de mil estudantes
Um total de 1120 jovens do bairro Modular, no Panguila, província do Bengo, vão passar a estudar em condições condignas, com a inauguração de um Instituto Médio técnico construído por empresas que actuam no sector petrolífero.
Trata-se do Instituto Médio de Administração e Gestão Nossa Senhora do Rosário, construído e apetrechado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), na qualidade de Concessionária Nacional, em parceria com a TotalEnergies Angola, a Sonangol Pesquisa & Produção, e a Qatar Petroleum.
Inaugurado pela Governadora da Província, Maria Nelumba e pelo Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, a escola começou a ser erguida em 2022, teve a duração de 18 meses, e está concebido para proporcionar educação de qualidade a 1120 jovens por ano.
A iniciativa está enquadrada no reforço do compromisso das empresas do sector petrolífero com o desenvolvimento educacional e social na região. Esta nova infra-estrutura destina-se ao ensino médio e conta agora com modernos equipamentos para promover a formação académica e profissional dos estudantes.
Os alunos têm à sua disposição 12 salas de aulas, uma sala de informática, uma oficina de corte e costura, uma biblioteca, um laboratório, um campo multiusos, e uma cantina escolar. A execução do projecto contou com um investimento de mais de Um milhão e Cem mil Dólares Americanos, tendo sido projectado pela empresa Octomec, construído pela Costangol e fiscalizado pela Nattier.
A Governadora do Bengo, Maria Nelumba, que presidiu ao acto, sublinhou ser um dia especial para a educação na província.
“Estamos a expandir a rede de instituições escolares que nos vão permitir massificar o ensino técnico e profissional, e suprir uma lacuna nesta parcela do nosso território, recentemente elevada à categoria de Município.
A qualidade da educação continua a ser um dos nossos maiores desafios, devido ao seu carácter transversal, motivo pelo qual requer a participação e o envolvimento de todos, como esta inauguração tão bem o demonstra, assim como as quatro instituições de ensino inauguradas anteriormente com o apoio do sector petrolífero nacional na província do Bengo, e que muito agradecemos”, ressaltou.
Por sua vez, o Secretário de Estado dos Petróleos, José Barroso, que também procedeu à inauguração, lembrou que o Ministério tem defendido que o desenvolvimento do País passa pela tecnologia e pela indústria.
“Temos um país com imensas potencialidades e recursos. Temos abundância de terra, água, minérios, aliada à riqueza da fauna e da flora, mas também, e mais importante, somos abençoados com um povo muito generoso. E o povo desta circunscrição merece toda a nossa atenção. E merece que o resultado destes recursos seja transformado em apoios concretos, como é o caso da educação, pilar pelo qual passa seguramente o desenvolvimento e a sustentabilidade de Angola. É por isso com satisfação que estamos aqui e que percebemos que a Concessionária Nacional vem dando seguimento às orientações do Ministério neste domínio, devidamente apoiada pelos nossos parceiros do sector petrolífero”, salientou.
A Cerimónia contou igualmente com as presenças de Autoridades Locais e Eclesiásticas, da Administradora Executiva da ANPG, Nicola Mvuayi, que se fez acompanhar da Coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da ANPG, Anacy Lourenço, do representante da TotalEnergies, Carlos Silva, e demais quadros séniores da Concessionária Nacional.
O Bloco 48 BV, operado pela TotalEnergies Angola em parceria com a Sonangol Pesquisa & Produção e a Qatar Petroleum, representa um marco na responsabilidade social da ANPG, demonstrando o compromisso da Concessionária Nacional com o desenvolvimento comunitário em Angola. A ANPG tem como missão defender os interesses estratégicos do Estado Angolano, promovendo projectos que impulsionam áreas essenciais como educação, saúde, cultura e desenvolvimento económico.