Sociedade
Bengo livre da cólera desde Junho
A província do Bengo está desde Junho sem registo de novos casos de cólera, fruto de acções que estão a ser levadas a cabo pelas autoridades a fim de conter o surto.
A revelação é do Vice-governador do Bengo, José Francisco, quando discursava esta quinta-feira, 11, no Seminário de Capacitação dos Técnicos do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher e das administrações municipais da província, sobre o Sistema de Informação e Gestão da Acção Social (SIGA), com objectivo de promover a eficácia na execução dos programas de combate à cólera.
Desde Janeiro deste ano, de acordo com o governante, a província do Bengo registou 3.071 casos da doença, resultando em 120 mortes.
Apesar destes dados, o Vice-governador apelou para que a sociedade se mantenha vigilante e cumpra rigorosamente as medidas de prevenção, de modo a evitar novos surtos.
Para José Francisco a protecção social de base é uma prioridade do Executivo angolano, com destaque para a necessidade de criação do Registro Social Único, que permitirá centralizar os dados de proteção social por indivíduo.
Sobre o seminário, referiu que se trata de uma oportunidade para reforçar sinergias e preparar os técnicos para a gestão e disseminação de informações que assegurem a inclusão social e a melhoria do capital humano.