Connect with us

Sociedade

Bengo: comandante provincial dos Bombeiros verifica zonas afectadas pelo vento

Published

on

O comissário bombeiro, Faustino Camões, Comandante Provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) no Bengo efectuou, neste domingo, 07, uma visita de constatação às zonas afectadas por ventos fortes, registados na tarde do último sábado, soube o Correio da Kianda, através de comunicado divulgado ontem.

Da constatação feita, dez residências ficaram afectadas, correspondentes a igual número de famílias, das quais, duas destruídas totalmente, sete parcialmente e um sem tecto, no bairro Catumbo.

Já na comuna da Barra do Dande houve ainda o registo da queda de três árvores sobre residências, nos bairros do Kawango, Kimaria em Caxito e na região do Panguila respectivamente, bem como o naufrágio de 2 embarcações de pequeno porte (chatas) com seis pescadores a bordo, os quais saíram ilesos.

A mais alta entidade do SPCB no Bengo, reforçou o apelo à população para que se tenha em atenção as árvores plantadas nos quintais das residências, sobretudo aquelas que se encontram com tempo de vida útil vencido. Orientou ainda a, se possível, fazer o corte ou poda das mesmas para se evitar danos maiores, em caso de chuvas fortes.

Os ventos fortes que sopraram na tarde de sábado, em Luanda e no Bengo, provocaram a morte de duas crianças, em Cacuaco, a destruição de casas, lojas e a queda de muitas árvores que, em muitos casos, danificaram viaturas e estabelecimentos comerciais.

Num comunicado enviado ao Correio da Kianda, o INAMET explicou que o fenómeno natural foi resultante da diferença de pressão registada entre o Oceano e o continente.