Connect with us

País

Bengo: atenção aos municípios e na empregabilidade entre prioridades da nova governadora

Published

on

A nova governadora da província do Bengo, Maria Antónia Nelumba, que sucedeu a Mara Quiosa, iniciou na última sexta-feira, 23, as suas funções após a cerimônia de apresentação pública às autoridades da província, num acto presidido pelo Ministro da Administração do Território (MAT), Dionísio Manuel da Fonseca.

Na sua primeira intervenção, a governante sublinhou que durante o seu mandato terá como prioridade atenção aos municípios, justificando como sendo  portadores do maior potencial de recursos naturais, para serem transformados em riqueza real. Outro sim, Maria Antónia Nelumba vai apostar também no fomento da empregabilidade e turismo bem como, a valorização dos recursos humanos.

Por sua vez, o Ministro da Administração do Território (MAT), Dionísio Manuel da Fonseca, agradeceu a governadora cessante pelo contributo prestado durante os 4 anos que esteve a frente dos destinos da província do Bengo. O Titular do MAT pediu colaboração e entrega dos membros do governo e de toda sociedade local à governadora provincial, para que os propósitos da governação sejam concretizados naquela parcela do território nacional.

Na sua última intervenção como governadora do Bengo, Mara Quiosa agradeceu “as autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas, responsáveis castrenses, magistrados judiciais e do ministério público, representantes do sector empresarial público e privado, membros das associações e cooperativas, órgãos de comunicação social, trabalhadores e estudantes, todos e cada um que nos bairros, comunas e municípios da nossa Província, de forma individual ou colectiva”, por a terem ajudado a exercer da melhor forma a função.

Quem é a nova Gvernadora do Bemgo

Maria Antónia Nelumba é licenciada em biologia, e já desempenhou várias funções no aparelho governativ, como os cargos de chefe de Departamento de Biologia do Instituto de Investigação Pesqueira, Directora Técnica do Instituto de Investimento Pesqueiro, Directora Nacional de Pescas do Ministério das Pescas, Directora Nacional de Infra-estrutura e Pesquisa de Mercados do Ministério das Pescas, Directora Nacional de Infra-estruturas e da Indústria Pesqueira do Ministério da Agricultura, Secretária de Estado das Pescas, Presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda.