Sociedade
Bengo: 20 mil famílias sem água potável há três anos
A população da vila do Kibaxi, no Município dos Dembos, província do Bengo, está há mais de três anos privada do consumo de água potável.
A situação deve-se a vandalização do Sistema de Tratamento e Abastecimento de Água da vila do Kibaxi, no Município dos Dembos, por elementos ainda não identificados.
Na vila do Kibaxi, sede do município, o abastecimento da água potável é feito através de camiões sistemas, ao passo que nos demais bairros do município, os cidadãos veem-se obrigados a percorrer longas distâncias em busca do precioso líquido do rio e dos fontanários.
Os cidadãos afirmam que em face desta situação, recorrentemente os camiões cisternas da Administração municipal retiram água do rio e despejam nos tanques, onde a população retira para o seu consumo diário.
A administradora municipal dos Dembos, Fátima Sebastião, avançou à imprensa que os técnicos do Ministério da Energia e Água já fizeram o diagnóstico dos danos causados na vandalização do Sistema de Tratamento e Abastecimento de Água da vila do Kibaxi.
“Tínhamos um sistema, estava inoperante sim, mas com a vandalização, numa estimativa, para nós pormos em funcionamento é mais de 200 milhões de Kwanzas”, afirmou.
Entretanto, Fátima Sebastião assegurou que para a resolução deste problema é necessário um projecto “bem organizado e planificação”.