Connect with us

Politica

Benedito Daniel é pressionado a convocar reunião do Comité Nacional

Published

on

O antigo chefe da bancada parlamentar do Partido de Renovação Social (PRS) e docente Universitário Sapalo António, dirigiu recentemente ao presidente do seu partido, Benedito Daniel, uma carta solicitando de emergência, a realização de uma reunião ordinária do Comité Nacional, a fim de serem discutidos assuntos internos desta organização política.

No documento, o também economista, manifesta preocupação com actual estado do partido, por isso, “tenciona querer ver realizadas nos termos do estatutos do PRS as reuniões do Comité Nacional que devem ocorrer uma vez por ano e extraordinariamente sempre que for necessário sob convocação do presidente, bem como a realização da reunião do conselho político que se realiza duas vez por ano, e extraordinariamente sempre que for necessário” lê-se na carta.

O político que também já foi candidato a presidência do PRS em 2017, acusa Benedito Daniel, de estar ao serviço de terceiros que não querem ver o crescimento do partido que ele e os demais seus companheiros fundaram em 1991, em Luanda. Sapalo António desvaloriza os argumentos evocados pelo presidente dos renovadores sociais, que aponta o estado sanitário que o mundo enfrenta (Covid-19), como razão da não convocação deste encontros a mais de 3  naos.

“venho instar/apelar ao senhor presidente que se dirige convocar a reunião Comité Nacional e do Conselho Político, com maior urgência possível”.

Para o antigo vice-ministro da industria em época do GURN, a justificação da situação sanitária não colhe, dando como exemplo as demais formações políticas como UNITA, MPLA, PDP-ANA, FNLA, CASA-CE e Bloco Democrático, que realizaram regularmente as suas reuniões de direção e de todos os níveis e escalões, apesar da te pandemia da Covid-19.

Este jornal ouviu o actual secretario geral do PRS Rui Malopa Miguel, que nos confirmou a recepção da “Carta”, mas recusou pronunciar-se sobre ela, porque segundo o dirigente partidário, o documento não foi dirigido para o partido, mas sim, para o presidente e só ele deve comentar.

O Correio da Kianda tentou por inúmeras vezes contactar presidente do PRS Benedito Daniel, infelizmente não tivemos sucesso.

Recordar que desde 2017, ano que Benedito Daniel foi eleito presidente do PRS, só convocou uma vez a reunião do Comité Nacional em 2018 e a última reunião do Conselho Político foi realizado em 2019. Segundo uma fonte neste partido, Benedito Daniel, foge convocar estes encontros por medo de vir ser destituído do cargo que ocupa há quase 5 anos.