Connect with us

Lifestyle

Bélgica acolhe exposição fotográfica sobre vida e obra de Agostinho Neto

Redação

Published

on

Uma exposição fotográfica sobre a vida e obra do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi inaugurada, na sexta-feira, 11, no Reino da Bélgica, no quadro das festividades do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.

A exposição, que decorre no Bruxelles Press Club, até o dia 17 deste mês,  retrata as diferentes etapas do percurso político diplomático de António Agostinho Neto, que culminou com a conquista da independência nacional a de 11 de Novembro de 1975.

Durante a abertura da exposição, o embaixador Mário de Azevedo Constantino enalteceu os feitos de Agostinho Neto, bem como seu papel activo na emancipação do continente africano.

Conforme o diplomata angolano, os seus ensinamentos têm sido um catalisador para a juventude, lembrando que Neto defendia que a independência política foi o início do percurso para outras dimensões como a independência económica.

Por sua vez,  o embaixador de Cabo Verde, José Filomeno Monteiro, disse que a dimensão de Neto ultrapassa as fronteiras nacionais.

“E prova disso, é o facto de o maior hospital de Cabo Verde ter o nome de Dr. António Agostinho Neto”, reforçou.

O diplomata cabo-verdiano lembrou que Agostinho Neto esteve detido, como preso político, no Campo de Concentração de Tarrafal, na Ilha de Santiago.

Já o embaixador de Portugal na Bélgica, Rui Tereno, considera Neto como uma figura que lutou e defendeu os seus ideais  de emancipação dos  povos.

Por Angop

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD