Lifestyle
Bélgica acolhe exposição fotográfica sobre vida e obra de Agostinho Neto
Uma exposição fotográfica sobre a vida e obra do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi inaugurada, na sexta-feira, 11, no Reino da Bélgica, no quadro das festividades do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.
A exposição, que decorre no Bruxelles Press Club, até o dia 17 deste mês, retrata as diferentes etapas do percurso político diplomático de António Agostinho Neto, que culminou com a conquista da independência nacional a de 11 de Novembro de 1975.
Durante a abertura da exposição, o embaixador Mário de Azevedo Constantino enalteceu os feitos de Agostinho Neto, bem como seu papel activo na emancipação do continente africano.
Conforme o diplomata angolano, os seus ensinamentos têm sido um catalisador para a juventude, lembrando que Neto defendia que a independência política foi o início do percurso para outras dimensões como a independência económica.
Por sua vez, o embaixador de Cabo Verde, José Filomeno Monteiro, disse que a dimensão de Neto ultrapassa as fronteiras nacionais.
“E prova disso, é o facto de o maior hospital de Cabo Verde ter o nome de Dr. António Agostinho Neto”, reforçou.
O diplomata cabo-verdiano lembrou que Agostinho Neto esteve detido, como preso político, no Campo de Concentração de Tarrafal, na Ilha de Santiago.
Já o embaixador de Portugal na Bélgica, Rui Tereno, considera Neto como uma figura que lutou e defendeu os seus ideais de emancipação dos povos.
Por Angop