Economia
BDA pondera financiar jovens empreendedores e fazedores de arte
O Presidente do Conselho de Administração do INAPEM, João Nkosi, disse esta segunda-feira, 30, na abertura da acção formativa sobre desenvolvimento de competências gerenciais e comerciais para jovens empreendedores, que há previsões para a obtenção de financiamento bancário proveniente do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) para algumas empresas de jovens que estão a frequentar a formação.
Os formandos estão divididos em dois turnos, sendo 25 para cada, os jovens recebem instruções em matéria de competência técnica de como elaborar um plano de negócios, gestão de pequenos negócios e posicionamento no mercado, gestão de finanças e outras noções que concorrem para o fortalecimento do empreendedorismo.
Segundo o PCA do INAPEM, João Nkosi, ao fim da formação, os beneficiados poderão aceder com algum privilégio aos serviços do INAPEM no domínio da formalização da actividade económica, consultoria técnica e assistência, certificação de empresas à luz da lei 30/11, capacitação e acesso ao financiamento.
O gestor do INAPEM que intervinha circunstancialmente na abertura da formação, referiu ainda, que há previsões para a obtenção de financiamento bancário proveniente do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) para algumas empresas, com a perspectiva de materializar potenciais negócios de alguns formandos que frequentam a formação.
A formação teve inicio ontem e tem previsão para terminar esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, decorre no centro de incubadora de empresas do INAPEM, sita na Zona Económica Especial (ZEE) e participam dela 50 jovens empreendedores e fazedores de arte.
Recordar que o programa de formação baseada no “Desenvolvimento de Competências Gerenciais para Jovens Empreendedores”, é uma iniciativa do INAPEM que conta com parceria da consultora Stratlab, entidade privada responsável pela instrução e capacitação dos jovens.