Connect with us

Desporto

Basquetebol: temporada nacional sénior arranca no dia 15 de Janeiro

Redação

Published

on

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) confirmou, nesta segunda-feira, 28, em Luanda, que a temporada nacional sénior em ambos os sexos inicia no dia 15 de Janeiro, acauteladas que estão questões ligadas com a biossegurança e a disponibilidade das equipas.

A decisão saiu de uma reunião realizada entre clubes e a FAB, durante a qual foi igualmente acordado que o Campeonato Nacional sénior masculino contará com nove equipas.

Segundo o secretário-geral da FAB, Alcino Melo, que falava à imprensa, as equipas participantes têm até 30 de Dezembro para efectuar as inscrições.

Antes do Nacional haverá, nos dias oito e nove de Janeiro, a disputa da Supertaça, com uma meia-final e final, respectivamente.

Ainda segundo Alcino Melo, em função da interrupção da prova, em Março deste ano, devido à pandemia da Covid-19, a meia-final do dia oito vai opor o Petro de Luanda e o Vila Clotilde, enquanto o 1º de Agosto recebe o Interclube, jogos a serem disputados no pavilhão principal da Cidadela.

O Vila Clotilde entra para o grupo de equipas que vão disputar a Supertaça devido à extinção da Marinha de Guerra, que no campeonato passado ocupou a quarta posição.

Com uma previsão de nove equipas participantes, cujos moldes de competição ainda não foram definidos, segundo o secretário-geral da FAB, nos próximos dias as partes voltarão a reunir para definir os detalhes em falta.

Na prova vão disputar as equipas do Petro de Luanda A e B, 1º de Agosto A e B, Interclube, Atlético Sport Aviação (ASA), Vila Clotilde,CFDK e a estreante formação do Jesus Crist Basketball.

Relativamente ao Campeonato Nacional sénior feminino, as partes prevêem começar a 15 de Fevereiro, mas antes, no mês de Janeiro, vão disputar um torneio alusivo ao Dia da Cidade de Luanda, competição que também estará sob a égide da FAB.

“O arranque ainda não está decidido, por faltarem ainda ligeiros detalhes técnicos a serem acertados entre as partes”, salientou.

As Formiguinhas do Cazenga vão estrear-se na prova, que contará ainda com o Interclube, 1º de Agosto, Inter de Benguela, Benfica da Huíla e Maculusso.

Ainda segundo Alcino Melo, a sua instituição vai prestar apoio logístico (testes da Covid-19) a todas equipas que apresentarem dificuldades para o efeito.

“Vamos apoiar no que for necessário qualquer uma das equipas, porque é nossa pretensão ver todas a jogarem”, referiu.

Na última semana, o novo elenco da Federação Angolana de Basquetebol realizou, no pavilhão Victorino Cunha, a primeira edição do torneio de Natal, prova ganha pela equipa A do 1º de Agosto, orientada por Manuel de Sousa Necas.

O dia oito vai opor o Petro de Luanda e o Vila Clotilde, enquanto o 1º de Agosto recebe o Interclube, jogos a serem disputados no pavilhão principal da Cidadela.

Por Angop

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (80)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD