Connect with us

Desporto

Basquetebol: d’Agosto e Libolo disputam final da Taça de Angola

Published

on

O 1º de Agosto e Sport Libolo e Benfica disputam, entre si, a terceira final da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, em jogo a realizar-se no próximo sábado, no Arena do Kilamba.

Os rubros-negros procuram o seu primeiro triunfo frente à formação de “Calulo” nesta segunda maior competição do calendário da FAB (Federação Angolana de Basquetebol).

Na primeira final entre si, em 2010, o Libolo viria a conquistar o seu primeiro troféu, após vencer 76-74, numa finalíssima, depois de estarem igualadas a uma vitória cada. Os militares venceram a primeira partida, por 116-80, e os libolenses a segunda, por 92-89.

A equipa libolense repetiu a proeza em 2015, quando voltou a superar os “Agostinos” por 79-70, num único jogo.

Desta feita, apesar de perder jogadores influentes na manobra ofensiva, como André Harris, Jack Foster e Reegie Moore, o técnico Raul Duarte ainda conta com a experiência de Milton Barros, Olímpio Cipriano, Roberto Fortes e Benvindo Kimbamba para voltar a triunfar diante dos militares e assim revalidar o troféu.

Para isso, a formação do Libolo deverá encontrar-se imbuído de uma estratégia bem montada para suplantar os pupilos de Paulo Macedo, que sem dúvida vão procurar quebrar este enguiço diante da turma do Cuanza Sul.   

Os rubro-negros terminaram a fase regular do Campeonato Nacional de forma brilhante, tendo terminado líder, com 70 pontos, mercê de 34 vitórias e duas derrotas, sendo uma delas, curiosamente, com o seu adversário de ocasião.

Para anular as aspirações do adversário, Paulo Macedo e rapaziadas pretendem entrar no desafio com altos níveis de concentração, no sentido de concretizar todas acções ofensivas, sem descurar o sector defensivo, onde o seu oponente cria sempre alguns obstáculos.

Para chegar a final, o 1º de Agosto superou o Petro de Luanda, nas meias-finais, por 88-82 e 76-91, ao passo que o Sport Libolo e Benfica venceu o Atlético Sport Aviação por 83-75 e 86-85.

O Sport Libolo e Benfica e o actual detentor do título e vencedor das três últimas edições: 2015, 2016 e 2017.

O 1º de Agosto domina a prova com 13 troféus, seguido do Petro, com 12. O Libolo conta com cinco 5 títulos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *