Politica
Barcelona: PR da Guiné-Bissau apresenta condolências a José Eduardo dos Santos
Sindika Dokolo, de 48 anos, morreu quinta-feira no Dubai, enquanto praticava mergulho.
“A apresentação das condolências aconteceu ao fim da tarde de hoje em Barcelona, onde se encontra a viver de momento José Eduardo Santos, no âmbito da visita privada de Umaro Sissoco Embaló a Espanha”, refere uma nota enviada à Lusa pelo gabinete do presidente guineense.
Na mesma nota, o gabinete de Umaro Sissoco Embaló explica que durante o encontro o presidente guineense e o antigo chefe de Estado angolano trocaram “impressões” sobre a situação em África e “nos dois países em particular”.
“Umaro Sissoco Embaló aproveitou para informar José Eduardo dos Santos sobre a trasladação a 16 de Novembro, dia das Forças Armadas [da Guiné-Bissau], dos restos mortais de Nino Vieira do cemitério municipal de Bissau para a fortaleza de Amura”, sede do Estado-Maior General das Forças Armadas guineense.
Segundo a nota, José Eduardo dos Santos reconheceu a importância de João Bernardo “Nino” Vieira no processo de libertação da Guiné Bissau.
João Bernardo “Nino” Vieira, o primeiro presidente eleito democraticamente na Guiné Bissau, foi assassinado em Março de 2009.
PAIGC
Na quarta-feira, o presidente João Lourenço e a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, receberam em audiência o presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, opositor de Umaro Sissoco Embaló.
João Lourenço analisou com o líder do PAIGC a actual situação política na Guiné Bissau.
“A situação política na Guiné Bissau exige um acompanhamento, sobretudo, dos principais parceiros e amigos de que Angola faz parte”, afirmou o político guineense, em declarações à imprensa.
Destacou a pronta disponibilidade do Chefe de Estado em ouvir, compreender e acompanhar a situação da Guiné Bissau, que Domingos Simões Pereira considerou “complexa”.
Por Lusa com Correio da Kianda
https://correiokianda.info/situacao-politica-na-guine-bissau-exige-um-acompanhamento-diz-lider-do-paigc/