Desporto
Barça vence Real Madrid, consolida liderança e supera rival na história do clássico
O Barcelona venceu o Real Madrid no Santiago Bernabeu neste sábado e aumentou a distância sobre o grande rival, que praticamente deu adeus ao título do campeonato espanhol.
O gol da vitória saiu dos pés do croata Ivan Rakitic que deu um toque na saída de Thibaut Courtois aos 26 minutos de jogo, encobrindo o goleiro belga. Com o resultado, o Barça consolida sua liderança nesta 26ª rodada da Liga.
O time catalão está a 10 pontos do Atlético de Madrid (2º), que no domingo joga com o Real Sociedad, e a 12 do Real Madrid (3º).
O Barcelona também conseguiu uma marca histórica: com a vitória deste sábado agora possui 96 vitórias contra 95 do Real Madrid, se colocando em vantagem sobre o grande rival pela primeira vez em 87 anos.
A partida foi dominada pelo Barcelona, embora o Real Madrid tenha tentado atacar aproveitando a velocidade do jovem Vinícius Junior e de Gareth Bale, mas voltou a falhar nas finalizações.
O brasileiro não apareceu tanto quanto na derrota por 3 a 0 para o Barça no jogo de volta das semifinais da Copa do Rei e Bale foi substituído por Asensio aos 15 minutos do segundo tempo e saiu vaiado pela torcida madrilenha.
Os ‘merengues’ precisam agora recuperar os ânimos após duas derrotas seguidas para o rival (na Copa do Rei e na Liga espanhola) antes de jogar na terça-feira a partida de volta das oitavas de final da ‘Champions’ contra o Ajax.
Do lado do Barcelona, Rakitic se mostrou satisfeito após a vitória: “Demos um passo importante que era o que queríamos, mas falta muito. Esta noite vamos desfrutar muito e a partir da semana que vem vamos nos preparar para o que vem”, disse o croata após a partida ao canal de televisão Movistar Partidazo.
O técnico do Barça, Ernesto Valverde, também foi comedido e evitou o clima de ‘já ganhou’: “Ainda tem um mundo pela frente, não só porque sabemos que o Real Madrid é capaz de ganhar várias partidas seguidas, tem também o Atlético de Madrid”, declarou Valverde na coletiva de imprensa.
AFP