Mundo
Bangladesh: 32 pessoas morreram em naufrágio
Pelo menos 32 pessoas morreram e várias dezenas estão desaparecidas, após o naufrágio de um barco que transportava peregrinos hindus num rio no norte do Bangladesh, no domingo, anunciou hoje a polícia.
Mais sete corpos foram encontrados esta manhã por equipas de resgate no rio Karotoa, perto da cidade de Boda, no norte do Bangladesh, disse o chefe da polícia distrital, Sirajul Huda.
O barco transportava cerca de 90 pessoas, “três vezes a sua capacidade”, segundo Huda. “Sessenta pessoas ainda estão desaparecidas”, disse à agência de notícias France-Presse.
“Houve chuva forte pela manhã [de domingo] e por isso os peregrinos amontoaram-se no barco para chegar rapidamente ao templo” de Bodeshwari, detalhou o chefe da Polícia distrital .
“O barqueiro pediu que algumas pessoas desembarcassem para aliviar a carga. Mas ninguém escutou”, lamentou Sirajul Huda.
Segundo a imprensa local, pelo menos dez pessoas foram resgatadas com vida e levadas para hospitais da região.
Imagens gravadas por telemóveis e transmitidas pelo canal de televisão Channel 24 mostram o barco sobrecarregado a tombar e afundar-se subitamente, arrastando os passageiros para as águas lamacentas do rio.
Dezenas de pessoas nas margens, a cerca de 20 metros de distância, começaram a gritar quando viram o desastre.
Milhares de hindus do Bangladesh, um país de maioria muçulmana, visitam o templo Bodeshwari todos os anos.
Domingo marcou o início do Durga Puja, o principal festival hindu no Bangladesh, que atrai multidões aos templos.
As tragédias ligadas aos naufrágios de barcos, causadas pela falta de manutenção e a sobrelotação a bordo, são frequentes no Bangladesh, um país pobre atravessado por rios.