Connect with us

Economia

Bancos multilaterais pedem mais apoio para o sector privado africano

Redação

Published

on

Os bancos de desenvolvimento e instituições financeiras multilaterais pediram, neste domingo, 11, uma “mudança urgente” no apoio aos países, defendendo que é preciso aumentar a ajuda ao sector privado e às pequenas empresas na África subsaariana.

O relatório que sintetiza a resposta de mais de 70 banqueiros em 20 países sobre o apoio dado aos Estados e a resposta dos bancos de desenvolvimento multilaterais argumenta “de forma unânime que é preciso uma mudança urgente no foco da ajuda, direccionando-a para o sector privado e as empresas mais pequenas, para evitar uma crise de insolvências que ameaça ser maior e mais abrangente que as dificuldades económicas no continente sentidas até agora”.

De acordo com a nota que acompanha a divulgação do relatório, “a procura por instrumentos de financiamento empresarial comercial na primeira metade de 2020 parece ter estagnado comparado com as previsões de crescimento, e os bancos restringiram os empréstimos aos clientes atuais“.

Na nota, que resulta dos inquéritos feitos aos banqueiros do Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África, Banco de Desenvolvimento do Oeste Africano, Câmara Internacional de Comércio e Centro Internacional de Comércio, entre outros, aponta-se ainda que o mercado financeiro está em recessão.

“No geral, de acordo com os entrevistados, o mercado contraiu-se pelo menos 10%, em média, face aos níveis de 2019 em volume de negócios”, lê-se na nota enviada à Lusa, que estima que a recuperação fica adiada “para o final de 2021, na melhor das hipóteses”.

Para os bancos, o maior constrangimento nas operações em tempo de pandemia “gira à volta das incertezas relativamente ao risco e às limitações macroprudenciais para alargar o crédito para além da zona de conforto, especialmente durante uma pandemia duradoura”.

Por Lusa

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (78)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD