Connect with us

Economia

Bancos comerciais sancionados por falta de garantia de depósito aos clientes

Published

on

O Banco Nacional de Angola sancionou este ano, duas instituições financeiras, por não apresentarem aos seus clientes o formulário do Fundo de Garantia de Depósito, no momento de depositar os seus recursos financeiros.

A informação foi avançada nesta quarta-feira, 22, em Luanda, durante um workshop dirigido à jornalistas, no Banco Nacional de Angola.

António Kanda, um dos prelectores, referiu que o Fundo de Garantia de Depósitos é um organismo que garante a segurança de todo o dinheiro que os clientes bancários depositam nas instituições financeiras.

Por esta razão, explicou, sempre que um cliente vai a um banco depositar algum dinheiro, deve receber informações reais sobre as garantias de que os seus recursos estão assegurados pelo fundo de garantias de Depósitos.

O responsável chamou atenção para as sanções a que os bancos se submetem, quando não apresentam garantias dos depósitos aos seus clientes.

Questionados sobre o número de sanções, a Presidente da Comissão Directiva do Fundo de Garantias de Depósitos de Angola, Ana Maria de Oliveira, disse que no presente exercício económico apenas duas instituições foram sancionadas pelo Banco Nacional de Angola, por incumprimento, sem no entanto, especificar os nomes.

António Kanda disse que existe um modelo próprio, elaborado pelo Banco Nacional de Angola, com vários formatos, para que os bancos comerciais adoptem a fim de estarem disponível para os clientes assinarem sempre que fazem depósito nos respectivos bancos.

Colunistas