Connect with us

Economia

Bancos centrais de Angola e Namíbia actuam no combate à ilícitos financeiros fronteiriços

Published

on

Desde esta sexta-feira, 17, os bancos nacionais de Angola e da Namíbia cooperam de modo mais estreito nos domínios da regulação e supervisão bancária, resolução de instituições financeiras e de prevenção e combate à ilícitos financeiros fronteiriços.

Segundo o comunicado do BNA a qual o Correio da Kianda teve acesso, o memorando, que actualiza o âmbito das relações institucionais existentes entre ambas entidades, prevê ainda a partilha de informações sobre as melhores práticas nas áreas de monitoramento cambial, mercados financeiros e gestão de reservas internacionais, estudos económicos e estatísticas, gestão de sistemas de pagamentos, gestão do meio circulante, gestão de risco e compliance.

A assinatura do memorando foi feita ontem, pelo Governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, e o Governador do Banco da Namíbia, Johannes Gawaxab, num encontro em Luanda entre os dois bancos centrais, que retomou temas abordados no encontro de Windhoek, ocorrido em Junho de 2022, com “realce para a interligação dos sistemas locais de pagamentos, a fim de se facilitar o investimento e a realização de trocas comerciais entre operadores económicos dos dois países”.

“Também mereceu destaque a troca de experiências no domínio da inclusão financeira, tendo sido destacada a importância das iniciativas em curso nos dois países que visam tanto o fomento da bancarização, bem como à dinamização dos serviços de pagamentos móveis”, avança o comunicado do BNA.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.