Connect with us

Angola que dá certo

Banco Yetu investe KZ 2.3 bilhões em financiamento de 15 projectos do PRODESI

Manuel Camalata

Published

on

O Banco Yetu e o Ministério da Economia e Planeamento assinaram, nesta terça-feira, 19, em Luanda, um memorando de entendimento através do qual a instituição financeira se compromete a financiar projectos inseridos no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

O Presidente do Conselho de Administração (PCA), Rosário Matias, informou serem quinze projectos já financiados pela instituição bancária, em 2020, e o acordo assinado nesta terça-feira, 19, visa viabilizar o financiamento de vários projectos no âmbito do apoio à economia real, principalmente no sector produtivo.

Segundo o PCA do Banco Yetu, até ao momento, já foram disponibilizados dois biliões e 300 milhões de kwanzas para apoiar os projectos apresentados. Entre os projectos, 15 receberam o financiamento, enquanto que outros cinco, já aprovados, aguardam pelo desembolsar dos montantes, nas províncias do Cuando Cubango, Huambo, Luanda e Benguela, nos sectores da agricultura, da distribuição e logística, bem como agro-pecuária.

Rosário Matias informou que nos primeiros 15 dias do corrente mês de Janeiro, receberam pedidos de financiamento de projectos ligados a agricultura, pescas, aquicultura, tecnologias e alguns na base de pesquisa para a produção agrícola.  À imprensa, o secretário de Estado para Economia, Mário Caetano João, disse que o documento assinado vai permitir intensificar as operações de créditos.

No ano de 2020, o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações aprovou um mínimo de 512 projectos, avaliados em Akz 426 mil milhões. O PRODESI tem como objectivos fundamentais a aceleração do processo de diversificação da economia nacional. Para isso, prioriza o fomento da produção e da exportação nos sectores não petrolíferos, assim como nas fileiras com forte potencial de substituição de importações.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (17)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD