Connect with us

Economia

Banco russo de saída do mercado angolano

Published

on

O VTB Bank, instituição bancária pública de direito russo, que detém 50,10 porcento das acções no banco VTB-África, que opera em Angola, pretende vender a totalidade da sua participação social à empresa Rostang, com sede social nas Ilhas Virgens, um paraíso fiscal, anunciou hoje, em comunicado, Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC).

No documento, a ARC afirma que recebeu, no dia 24 de Maio de 2019, a comunicação de um projecto de concentração de empresas que envolve o VTB Bank, VTB-África e Rostang, dando conta dessa pretensão.

A instituição alerta que, segundo a Lei da Concorrência, a operação deve ser submetida previamente à ARC, que deve se pronunciar sobre a viabilidade da operação.

O banco VTB-África é uma instituição de direito angolano, em actividade no país desde 2006. O principal accionista é o VTB Bank, segundo maior banco da Rússia. O ex-PCA da Endiama, António Carlos Sumbula é o segundo maior accionista do VTB-África, com 49,87 por cento do capital. O grupo bancário está presente em mais de 20 países.

 

JA