Economia
Banco Mundial: Angola apresenta prioridades do País para os próximos cincos anos
A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa e o Ministro de Economia e Planeamento, Mário Caetano João, reuniram-se nesta segura-feira, 10, com altas entidades do Banco Mundial, em Washington, DC.
Dos dois encontros ocorridos na tarde ontem, 10, há a destacar a reunião com o Director de Operações do Banco Mundial, Axel Van Trotsenburg, segundo na hierarquia do Banco Mundial, e a sua equipa.
Passaram em revista as principais reformas, nos vários domínios com realce para a estabilidade, as reformas macroeconómicas, assim como as perspectivas para o período 2023/2027 que passam por uma aposta sustentável nos sectores social, infraestruturas e economia real.
Por outro lado, fez-se um breve ponto de situação sobre o portfólio de projectos de Angola em financiamento pelo Banco Mundial e principais desafios.
No apoio que o Banco Mundial pretende dar ao novo Plano de Desenvolvimento Nacional, foram apontadas as prioridades que passam pela educação de qualidade, a construção de infraestruturas de apoio à educação e ao desenvolvimento das actividades do sector privado, assim como o aumento da produção interna, sobretudo dos produtos onde Angola tem vantagens comparativas, como é o caso dos grãos de milho, arroz, trigo e soja.
A capacitação do capital humano e a melhoria do ambiente de negócios também estiveram em abordagem.