Connect with us

Economia

Banco Económico recebe rating B3 da Moodys

Published

on

O Banco Económico recebeu o rating B3 da Moodys para depósitos em moeda nacional, tornando-se, assim, no segundo banco comercial, no país, a deter uma classificação pública de rating.
A avaliação da Moodys ao Banco Económico destaca alguns pontos positivos da instituição, como a sua estrutura de financiamento “fortemente assente numa base estável de depósitos, bem como em métricas robustas quanto à liquidez, tanto em moeda local, quanto em divisas”.

Em comunicado, o Banco Económico refere que esta avaliação foi solicitada à Moodys “como reflexo do compromisso do banco com a transparência e rigor da sua actividade financeira”.

De acordo com o presidente da comissão executiva do banco, Sanjay Bhasin, a atribuição do rating B3 da Moodys para depósitos em moeda nacional ao Banco Económico confirma a solidez das principais áreas estratégicas de actuação do banco, sobretudo em matérias de modelo de governação, gestão de risco e capacidade de controlo interno, no actual desafiante contexto económico de Angola. “Esta avaliação também nos permite identificar as recomendações de melhoria para a consolidação de outros aspectos nucleares da gestão financeira do banco, para atingir níveis mais elevados de notação financeira”, acrescenta o gestor.

Sanjay Bhasin realça ainda que “este rating traduz o resultado do esforço constante realizado pelo Banco Económico nos processos de melhoria contínua da sua operação bancária e da sua capacidade de prestação de contas, agora avaliados por uma instituição financeira independente global”.

Actualmente, o banco conta com uma rede de 61 balcões, em 17 províncias do país, bem como um centro private e três centros Umoxi em operação na capital. No segmento empresarial, o banco conta com 12 centros de empresas em diversas capitais provinciais, bem como atendimento diferenciado para o segmento Top Corporate e para clientes de cariz institucional.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *